CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO, LENDAS, VERDADES E DICAS

Imagem

 

O uso de cartões torna-se cada vez mais e mais comum e já fez com que os talões de cheques fossem esquecidos e em grande parte das transações substituísse o papel moeda com muitas vantagens. Mas o que deveria ser algo muito seguro tem suas limitações e com isso a ignorância sobre o assunto geram lendas que apenas confundem os consumidores.

Algumas das lendas mais comuns que esculto inclusive de pessoas que se identificam como especialistas no assunto ( irrita muito quando aparecem nas mídias falando bonito mas dizendo besteiras ):

– CLONAGEM DE CARTÕES: sem dúvida é o que mais esculto! E sempre bobagem. Acreditem, um cartão com chip, como esses de débito e crédito que a maioria possui no bolso é IMPOSSÍVEL clonar. Não existe possibilidade viável comercialmente que se justifique fazer FISICAMENTE um cartão igual . Calma, eu sei que você conhece esse ou aquele caso que o cartão foi clonado. Eu explico. Ocorre que o infrator conseguiu as informações que estão escritas nas faces do cartão como, nome, associado desde, validade, código de segurança, bandeira do cartão. Com esses dados é possível em qualquer microcomputador conectado na internet fazer compras de eletrodomésticos, passagens aéreas, reservas em hotéis etc SEM A NECESSIDADE DE LEITURA DO CHIP E DIGITAÇÃO DA SENHA. Portanto se alguém tirar uma foto da frente e do verso do seu cartão já é possível fazer  bastante estrago mas não houve clonagem de seu cartão fisicamente. Na verdade isso é uma deficiência dessa tecnologia que não obriga a leitura do CHIP do cartão numa transação por internet nem a digitação de sua senha. Por esse motivo é que todas operadoras de telefone celular utiliza um CHIP semelhante ao do cartão de crédito para cada linha, extinguindo o que anos atrás era comum, a clonagem de linhas de celulares. Alias gera uma importante dica a seguir:

– DICA: NÃO DIGITE A SENHA DO SEU CARTÃO DE CRÉDITO ( JAMAIS ) NUMA TRANSAÇÃO DE INTERNET: Todos os sites sérios que vendem por internet ira pedir os dados de face do seu cartão de crédito, isso é normal, natural e necessário para finalizar a operação. Entretanto se solicitar a senha, pare, está mal intencionado e vai piorar pois se ele possuir sua senha e não possuir seu cartão, não faz nada. Mas se ele quer sua senha do seu cartão, o que será capaz de fazer para conseguir o cartão?

– LENDA DA PROTEÇÃO DA SENHA: Virou cultural e até eu sabendo da regra a seguir, me enquadro naquele padrão de esconder o teclado quando digito a senha, ou virar o rosto educadamente para que a pessoa digite a senha no POS em paz! TOTALMENTE DESNECESSÁRIO! Se alguém souber sua senha, mas não ter seu cartão não faz nada. Não existe nenhuma transação com cartão de crédito ou de débito que necessite sua senha sem que seu cartão seja lido por algum pin pad ou POS. Portanto se alguém viu, filmou etc você digitando a senha do seu cartão, sem ele não é capaz de fazer nada.  Mas se por algum motivo conseguir possuir seu senha e furtar seu cartão, daí você só conseguira se proteger se cancelar imediatamente o cartão;

– DICA: NÃO ENTREGUE O CARTÃO PARA QUE O FUNCIONÁRIO LEVE PARA FAZER A OPERAÇÃO: como dito, a cópia do seu cartão fisicamente é impossível, mas se ele tirar foto das faces do seu cartão conseguirá fazer compras por sites de Internet. Procure você mesmo inserir o cartão no POS e retira-lo sem ter que entrega-lo a alguém. Repare que em supermercados, alguns restaurantes, postos de gasolina, o funcionário leva a maquina até você e muitos são treinados a nem tocar em seu cartão. Portanto, jamais permita que alguém tenha a oportunidade de fotografar, escanear, copiar os dados sem um motivo justo. Suponha a seguinte situação: você está na praia e passa um sorveteiro com seu carrinho dizendo que é promoção da VISA ou MASTERCARD, mas para ganhar um sorvete você tem que deixa-lo cadastrar seu cartão, para isso ele pega seu cartão e inseri ou passa em algum mecanismo. Fique atento, é provável que ele esteja apenas colhendo as informações das faces do seu cartão para executar operações na internet com seus dados. Lembrando, copiar o cartão fisicamente com o CHIP, esqueça…

– SEGURO CONTRA FRAUDE OU CLONAGEM COBRADO MENSALMENTE PELAS ADMINISTRADORAS: NÃO FAÇA! REPITO, RECUSE ESSA MENTIRA! Mesmo sendo barato ( cerca de R$ 4,00 ) recuse ameaçando cancelar o cartão. Você deve estar pensando, eu vou ficar desprotegido? E se meu cartão for roubado? E se alguém conseguir as informações de face do meu cartão e realizar compras na Internet? Vamos lá… Sim, existe a possibilidade de alguém conseguir as informações de face de seu cartão e cometer atos ilícitos comprando bens por telefone ou Internet, MAS se ocorrer, ligue imediatamente para administradora de seu cartão ou para seu banco que eles estornaram cada centavo!! Farão isso mesmo que você não possua o seguro. Entretanto, se você for vitima de sequestro relâmpago e fornecer a senha e o cartão, sob coação, e os bandidos realizarem compras com seu cartão e senha em lojas, lamento, mas você esta lascado MESMO SE TIVER O SEGURO PAGARÁ PELA TRANSAÇÃO;

– LEITURA DA TARJA MAGNÉTICA, SEM UTILIZAR CHIP: Cartões com tarja magnética sem CHIP, acredito que não existem mais no Brasil. Penso que se todos ainda não foram substituídos, em breve serão. Mas o uso deles em muitos países é comum, principalmente nos USA. Diferente do CHIP, a tarja magnética é muito simples de ser copiada e o cartão fisicamente clonado. Nesse caso, devido a essa fragilidade quando aceito o lojista lhe oferecerá a maquina para você passar o cartão e assinar  o comprovante de operação do cartão ou na própria maquina que possui um display sensível ao toque. Curiosidade, antes dos cartões serem substituídos por cartões com CHIP, o Brasil era campeão mundial em clonagem de cartões com os famosos chupa cabra. Então em locais que se utiliza tarja magnética e não a leitura do CHIP, de repente em alguma viajem, fique atento se o funcionário não passa seu cartão em alguma maquina suspeita.

Foto de um simples “chupa-cabra” que colhe as informações de sua tarja magnética para clonar o cartão ( sem CHIP ):

cc_frauds01

 

 

 

 

 

11 comentários sobre “CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO, LENDAS, VERDADES E DICAS

  1. cara…perdi minha carteira com um cartão de debito dentro CAIXA….o Inspetor da delegacia me mando CANCELAR o mais rapido….pois com o “rosto” do cartão era possivel comprar via internet sem senha nem letras… ja no SAC da caixa eles disseram que precisam da assinatura digital e da senha….Aceito ou não a resposta da atendente agora….??????

    Curtir

  2. Gostaria de uma ajuda. Hoje fizeram 3 compras no meu cartão de credito/debito – banco do Brasil. Segundo apurei foram compras com cartão e senha. Meu cartão sumiu e eu não dei minha senha pra ninguém. O banco disse que não será possível ressarcimento porque foi debito com cartão e senha. Cancelei o cartão, mudei a senha e mudei as letras de acesso. Como isso é possível? Meu cartão sumiu da minha carteira, mas eu não dei a senha pra ninguém. Realizaram uma compra na C&A, nas Lojas Marisa e colocaram combustível no carro. (TUDO NO DEBITO) O Banco está correto? rosa.marcia.feliciano@gmail.com

    Curtir

    • Acredito que o banco vai até as últimas culpar você. Se foi feito compras do jeito que diz presencial e com digitação da senha, penso que você não tem muitas alternativas se não pagar e esquecer o assunto. Não entendo da parte legal, mas sobre a técnica é impossível descobrir sua senha somente com cartão. Alguém que roubou seu cartão filmou, ou viu, ou com auxílio de alguma engenharia social descobriu sua senha. Talvez você possa processar o banco mas dará muito trabalho para provar que que não era você fazendo essas compras e ainda como essa pessoa podia saber sua senha. Me coloco a disposição sobre dúvidas técnicas. Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário