CARREGADORES DE CELULAR NA TOMADA DESPERDIÇAM ENERGIA?

Economizar energia por menor que seja o desperdício é fundamental mas divulgar noticias mentirosas a troco de audiência devia ser crime hediondo. Percebo uma dúvida comum que diz respeito aos carregadores de smartphones e tablets se eles conectados a tomada consomem ou não energia e se sim, quanto consomem? Quanto custa deixar o carregador ligado na tomada?

Antes de mostrar o consumo deixo o link aqui de matérias publicadas na TV Globo a respeito do assunto. No primeiro vídeo uma pessoa não identificada diz que retirando equipamentos sem uso da tomada pode se obter uma economia de 30 a 40% ao mês! Veja:

Nos 2 vídeos abaixo ( são iguais, mas deixeis os 2 links caso algum saia da ar ), a Gabriela Yamaguchi do Instituto Akatu, uma ONG que trabalha pelo consumo consciente de energia da dicas de economia:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fantastico-da-dicas-de-como-economizar-energia-em-casa/3934322/

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/02/fantastico-da-dicas-de-como-economizar-energia-em-casa.html

A Ilustríssima Sra. Gabriela Yamaguchi do Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) profana que é um CRIME MORTAL!!!! Mas será que ela tem algum embasamento para dizer isso? Eu duvidei.

Fiz os testes e divulguei abaixo. Infelizmente por falta de tempo, equipamentos profissionais aferidos em laboratórios certificados, ambiente controlado, infinidade de carregadores e marcas etc o estudo não pode ser tido como verdade absoluta mas é melhor do que jogar uma matéria no ar e dizer que é um crime mortal.

Foi utilizado um Wattímetro que tem sensibilidade minima de 0,1 W como Wattímetro ou 0,001 A como Amperímetro.

Primeiro teste: Quanto consome um carregador ligado na tomada sem um Smatphone ou Tablet conectado?

NADA! Vejam as fotos de 3 carregadores, um da Apple, outro ordinário de um fabricante qualquer chinês e outro sem fio da LG:

20150317_221848 20150317_22204620150317_221504

Portanto se você tem a neura de desligar carreadores desesperadamente ou acredita na matéria da Globo se punindo por um crime mortal, relaxe. Os carregadores que não estão trabalhando, NÃO CONSOMEM ENERGIA, ou melhor não consomem energia significativa para sua preocupação.

Segundo teste: Quanto consome um carregador em momento de carga do Smartphone ou Tablet:

20150317_22200920150318_07551720150317_22230020150317_22162020150317_22125420150317_22134420150317_222009

Portanto em carga, existe consumo que depende da marca do carregador e aparelho a estar carregando. O consumo é entorno de 7 W para Tablet e um pouco menos para Smartphones. Carregadores de baixa qualidade consomem menos mas demoram mais para carregar por completo um Smartphone ou Tablet.

7 Watts de consumo supondo que o dispositivo leve 3 horas para ser carregado, da um total de 21 Watts/hora. Se compararmos com um aspirador de pó de 1000 Watts comum no mercado, para se carregar um Smartphone é o mesmo de usar um aspirador por menos de 2 minutos. Se compararmos com uma torradeira que também consome 1000 Watts como mostra a foto abaixo, para fazer 2 torradas você gasta mais energia do que carregar um Smartphone ou Tablet! Vale lembrar que a torrada conectada a tomada mas em repouso não consome nada portanto você NÃO PRECISA DESCONECTA-LA APÓS O USO, veja a foto:

20150317_221027

Terceiro teste: Qual é o consumo de um carregador conectado ao Smartphone ou Tablet quando a carga ao máximo?

PRATICAMENTE NADA! Portanto não fique preocupado em desconectar o Smartphone ou Tablet após a carga. Existe um minimo consumo que é o de deixar o aparelho “no ar” ou seja conectado a rede de wi-fi ou a operadora de celular, mas o consumo é quase zero. Veja a foto:

20150318_073444

Quarto e ultimo teste: O micro ondas e outros dispositivos que possuem aquele relógio consomem energia e merecem ser desconectados da tomada quando não estão em uso?

Testei apenas um aparelho de um determinado fabricante, portanto a amostragem é muito pequena e dependendo do seu grau de preciosismo não pode ser considerado, mas penso que outros fabricantes e aparelhos não devem ser muito diferentes.

O micro ondas em “standy-by” consome 2,1 Watts e ligado na função “1 minuto” 1212 Watts. Alias só usamos a função de 1 minuto, para que será que serve aquele monte de botões escrito frango, peixe, descongelar etc… Quem usa aquilo?

Veja as fotos:

20150317_223042 20150317_223024

Mas afinal, quanto representa esses 2,1 Watts que ele consome em “stand-by”? Esses 2,1 Watts são quase 600 vezes menos do que ele consome em funcionamento. Portanto, quando você aquece o alimento por um minuto, o gasto de energia naquele minuto é o mesmo que deixar micro ondas conectado na tomada por 10 horas. Se usar o micro ondas 2 ou 3 minutos é equivalente ao aparelho ficar o tempo todo ligado a tomada sem operação.

O micro ondas testado já possui mais de 4 anos de uso, é provável que novos modelos possuam otimização da função “Stand-by”.

O custo por deixar um carregador na tomada mensalmente é quase ZERO ou imensurável.

O custo para carregar um Smartphone todos os dias será de 21 Watts Hora vezes 30 dias = 630 Watts Hora, e utilizando o simulador da COPEL ( Companhia Paranaense de Energia você pagará R$ 0,42.

http://www.copel.com/hpcopel/simulador/

Capturar

Então se busca informação real e não fabricada para manter audiência é aconselhável não assistir a Globo para não se punir por ter cometido um CRIME FATAL.

planeta

16 comentários sobre “CARREGADORES DE CELULAR NA TOMADA DESPERDIÇAM ENERGIA?

  1. Gente essa materia me ajudou muito minha mae tem neura quando deixamos o carregador na tomada aqui em casa vou mostrar essa materia a ela, e tbm parar de acreditar em tudo qie a globo diz.rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom seu artigo. Me tirou o resto de dúvidas que eu ainda tinha.

    Neste final de semana (acho que no sábado), assisti mais uma vez na Globo, o Fly (dançarino, coreógrafo e consultor financeiro), falando este absurdo de novo. Disse que o pobrezinho do LED dos aparelhos eletrônicos consomem muito e que tirar os aparelhos da tomada faz uma GRANDE diferença na economia doméstica. Não entendo nada de eletrônica nem de elétrica, mas sei o suficiente para discordar dele.

    O pior é que eu estava na casa dos meus sogros e a minha sogra já estava incomodada com os celulares (meu e da minha mulher) conectados na tomada. Já sei que se a conta de energia deste mês tiver algum aumento, a culpa será nossa, porque carregamos várias vezes os celulares. As horas a mais de uso do chuveiro, do micro-ondas e do forno elétrico não serão lembrados.

    Ah, este watímetro, qual a marca e valor? Pode me dizer?

    Curtir

    • Caro José Luiz, obrigado pelo comentário! Se puder compartilhe nosso artigo.
      Assistir televisão com um pouco de crítica se torna uma das coisas mais irritantes do mundo. Esse tal dançarino, evidente que foi “pau mandado” para falar o que pediu a produção, nem ele nem ninguém estava interessado na verdade, apenas na audiência!
      O tal LED de aparelhos eletrônicos consomem em média 0,02 Watts hora, o que equivale a dizer que tem que deixar 2500 horas ligado ( mais de 3 meses ) para ser ao equivalente de fazer uma torrada!
      Este Wattímetro pode ser comprado no mercado livre, existem vários modelos e preços de Wattímetros de tomada por lá. Claro que eles não 100 % precisos, mas são bem mais cofiáveis que o Fly ( sei lá quem é esse caboclo ) da Globo.
      Abraço.
      Link de um Wattímetro no Mercado Livre:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679436667-medidor-de-energia-consumo-wattimetro-110w-_JM

      Curtir

      • Olá! Com certeza irei compartilhar este post.

        Não sou tão avesso à Rede Globo, mas assisto com muito cuidado, para não me deixar emburrecer.

        Concordo com você, manchetes sensacionalistas seguram a audiência mas muitas vezes o conteúdo da “reportagem” é fraco, ou pior, ERRADO. Sempre digo que, qualquer profissional, de qualquer área, fica revoltado nesse tipo de matéria só pra gerar conteúdo.

        Agradeço as indicações de wattímetro e obrigado pelo rico conteúdo.

        José Luiz

        Curtir

  3. Não exite a menor possibilidade de um carregador de celular consumir energia elétrica, porém isso vale para carregadores que não tem o led, o consumo só é gerado de fato em carregadores que tem led que quando plugado na tomada se mantém aceso portanto haverá o consumo, e que mesmo assim é baixíssimo.

    Sou eletrotécnico realizei testes com osciloscópio e outros aparelhos.

    Curtir

      • Sim. Mas em termos. Se estiver com todos os aplicativos fechados como WhatsApp, Facebook, e—mail praticamente não gastará nada de energia. Entretanto se estiver com aplicativos abertos, alguns comunicam—se o tempo todo a Internet e dessa forma gastaram mais energia.
        Mas o consumo de WiFi de um smartphone é muito baixo comparado com a tela ligada ou o GPS.
        O WiFi do smartphone gasta muito mais energia se estiver utilizando seu smartphone como servidor de Internet para outros dispositivos, daí o consumo é enorme.
        Obrigado pela pergunta.

        Curtir

  4. Olá, gostei muito da matéria, tenho uma pergunta: um celular ou tablet quando está carregando e está com o WiFi ligado consome mais energia do que quando ele está com o WiFi desligado?
    Obrigada desde já!

    Curtir

Deixe um comentário