COPA E O INIMIGO COMUM

CAPA-DO-JT1

Para os mais novos, a Copa de 1978 na Argentina foi ganha ( roubada do Brasil entre outros adversários ) para encobrir a ditadura militar que vivia o país vizinho. Essa estratégia é muito utilizada para unir a população de um estado contra um inimigo comum. Os lideres escolhem um alvo e consegue que o frisson tome conta da população como uma epidemia. Um exemplo atual: vamos as ruas manifestar contra o aumento da passagem de ônibus. Algum tempo depois todos estamos contagiados, manipulados e decididos a protestar contra corrupção, contra a aprovação da PEC 37, contra as incoerências do Presidente da Comissão dos Direitos Humanos na Câmara etc. Essa técnica também é a mesma utilizada por religiões, torcidas organizadas, partidos políticos, e até em escolas. Não significa que seja maléfica, mas o objetivo oportunamente talvez o seja.

Mas voltando para a Copa de 1978 na Argentina comparar com a nossa Copa que está a menos de 12 meses. O que pode acontecer por aqui tem chances de ser o inverso, ou seja, de ser muito ofuscada com a onda de protestos que se transforma-rá num Tsunami…

E se nossa gloriosa Seleção Canarinho se não se sair muito bem, daí proteja-se que o bicho vai pegar feio pois a fúria da derrota potencializará as revoltas nas ruas e a lembrança dos bilhões de reais gastos em elefantes brancos inúteis. Dá medo!

Agradeço ao Miguel Oursoff que me ajudou a fazer este texto que ninguém vai ler!

17maio2013---videla-entregou-a-taca-da-copa-do-mundo-para-daniel-passarella-em-78-1368833097627_615x300

Anúncios

Um comentário sobre “COPA E O INIMIGO COMUM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s