VALE DA ESTRANHEZA INVERTIDO E O INSTAGRAM

Vale de estranheza segundo o WIKIPEDIA é:

vale da estranheza (em inglêsuncanny valley) é uma hipótese no campo da estéticarobótica[2] e computação gráfica[3][4] que diz que quando réplicas humanas se comportam de forma muito parecida — mas não idêntica — a seres humanos reais, provocam repulsa entre observadores humanos. O “vale” em questão é oriundo de um gráfico da reação positiva de um ser humano em função da verossimilhança de um robô. A expressão foi criada pelo professor Japonês de robótica, Masahiro Mori (1970). 不気味の谷現象 Bukimi no Tani Genshō (em japonês). [S.l.: s.n.] [5]

Em outras palavras, quando vemos um robô apertando um parafuso numa fabrica ou até servindo um café numa cafeteria moderna achamos graça e nos sentimos confortáveis, mas quando o idealizador do robô quer que ele seja próximo ao real nos causa gastura. E quanto mais real for mais esse sentimento transborda.

E o contrário? E se pegarmos um humano e fizermos dele algo que se pareça com um ser idealizado com formas que acreditamos ser o ideal?

No momento que tirar dezenas de selfies virou algo tão fácil como ir ao banheiro ou tomar um copo de água, de inicio era comum as pessoas fazerem um biquinho na tentativa de afinar o rosto, hoje a prática é considerada brega, mas o biquinho ganhou vida própria e evoluiu… As cirurgias plásticas, harmonizações faciais, lentes de contato em dentes, preenchimento labial, tatuagens e mais incontáveis procedimentos estéticos prometem alquimia. Para alavancar ainda mais a sede da aparência perfeita contamos com as generosas câmeras de celular que limpam e sombreiam a pele, editores de fotos milagrosos e filtros de Instagram que distorcem a realidade nessa busca, em seguida podemos comparar com milhares de outras fotos de figuras ilustres que admiramos. Outras querem se aparecerem de maneira bizarra talvez apenas para ganharem likes e se divertirem, outras vezes para se mostrar algum tipo de protesto ( sei lá qual… não importa ).

Veja as fotos a seguir e perceba que em algum momento seu cérebro vai se desconfortar:

Vou batizar esse VALE DA ESTRANHEZA invertido de VALE BIZARRO.

O VALE BIZARRO assim como o gosto é particular de cada um mas em algum instante a tentativa de fazer um humano se parecer um personagem, um robô, um avatar, desanda e se torna repulsivo. Talvez o objetivo muitas vezes seja esse, cada um faz o que quer com sua vida e aparência, outras vezes ocorre por acidente e gera arrependimento. Mas esse VALE BIZARRO existe. Então plagiando a definição no Wikipedia do VALE DA ESTRANHEZA, o VALE BIZARRO:

vale bizarro (em inglêsbizarre valley) é uma hipótese no campo da estética, que diz que quando humanos se comportam de forma muito parecida — mas não idêntica — a seres fictícios e provocam repulsa entre observadores. O “vale” em questão é oriundo de uma reação negativa de um ser humano em função da verossimilhança de um personagem. A expressão foi criada pelo insignificante José Domingos Voidella em 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s