INTERFERENCIA DA FÉ NO COTIDIANO

liberNos anos 90, meu ex-sócio Jorge me levou a uma reunião de vários empresários eprofissionais liberais promovida pelo respeitado Frei Sebastião de alguma igreja de São Bernardo do Campo, para tentar alavancar fundos para seu programa de rádios e outras atividades intituladas como MILICIA DA IMACULADA. Para sensibilizar as pessoas presentes este padre discorreu sobre a importância da paz espiritual. E me sensibilizou! Mesmo não sendo religioso, na verdade o oposto , contribuímos fielmente para o evento durante anos acreditando que podemos fazer o bem levando a paz e o conforto para as pessoas através da religião Não tenho mais conhecimentos desse trabalho, mas parece que ainda hoje estão atuantes www.miliciadaimaculada.com.br

A paz de espírito comprovadamente faz muito bem e não nos compete aqui em dizer o que cada um deve ou não acreditar. Não é difícil encontrar pessoas quedesesperadas encontram na fé conforto e esperança.

Mas proponho aqueles que acreditam que a fé, oração, macumba, sacrifícios, novenas, milagres e qualquer outro fenômeno que evoque o sobrenatural fazer a seguinte experiência mental por favor, não me diga que não se pode fazer isso pois não é uma situação real pois as religiões promovem histórias irreais ou improváveis o tempo todo!! ):

Um bilionário oferecerá um bilhão de dólares que pode servir para libertar e enriquecer um irrecuperável criminoso hediondo, ou ser utilizado por uma comunidade de dezenas de lideres religiosos impecáveis de várias seitas, religiões, crédulos de diferentes etnias. nesta comunidade de lideres coloque quem você quiser, pode ser cardeais, pais de santo, pastores evangélicos, monges, padres, monsenhores, caciques, Henri Cristo, é que nem LEGO, monte do jeito que quiser ) 

O bilionário sorteará esse um bilhão da seguinte maneira: num grande globo de bingo encherá com 1.000.000 de bolas azuis e APENAS uma bola vermelha. Rodará o gigante bingo e sorteará uma única bola!

– Se sair a única bola vermelha, o bilhão de dólares vai para o mal elemento;

– Se sair qualquer uma das 1.000.000 de bolas azuis o bilhão vai para os lideres religiosos desde que eles usem esse montante para obras como saúde, paz,acabar com a fome etc

– E ainda, o bilionário da mais um bilhão a você para fazer o que você quiser, mas você tem que acertar qual é a cor da bola que será sorteada!!

– O bilionário dará liberdade a todos para orarem, fazer macumbas, romarias, acender velas ou qualquer culto que a comunidade de religiosos acharem interessante para assegurar o destino.

Fácil não é?

Se você não tiver algum tipo de doença mental deve ter escolhido a bola azul.

Roda-se o globo, retira-se a bola e deu…

AZUL!! Graças a Deus!

Foi Deus ou alguma força do além que impediu que a bola vermelha saísse do Globo? Talvez…

Se você chegou até aqui e não se enjoo desse texto, percebeu que ainda não provei NADA.

Então esqueça o sorteio acima e vamos mudar as regras como seguem abaixo:

O mesmo bilionário oferecerá o mesmo bilhão para o mesmo criminoso ou para os religiosos, mas mudará as regras do sorteio.

O bilionário sorteará esse um bilhão da seguinte maneira: num grande globo de bingo encherá com 1.000.000 de bolas azuis e APENAS uma bola vermelha. Rodará o gigante bingo e sorteará uma única bola!

– Se sair qualquer uma das 1.000.000 de bolas azuis, o bilhão de dólares vai para o mal elemento;

– Se sair a única bola vermelha bilhão vai para os lideres religiosos desde que eles usem esse montante para obras como saúde, paz, acabar com a fome etc

– Desta vez o bilionário da mais um bilhão a você para fazer o que você quiser desde que gaste com bens materiais, mas você tem que acertar qual é a cor da bola que será sorteada!!

– Como no outro ficticio sorteio, o bilionário dará liberdade a todos para orarem, fazer macumbas, romarias, acender velas ou qualquer culto que a comunidade de religiosos acharem interessante para assegurar o destino.

Pergunta que vale um bilhão: Você apostará na influencia divina e dirá que vai sair a única bola vermelha?

Novamente, se você não tiver algum tipo de doença mental deve ter escolhido a bola azul. Ué? Por que não escolheu a bola vermelha? Até então você tinha certeza que a fé movia montanhas!

Anúncios

7 comentários sobre “INTERFERENCIA DA FÉ NO COTIDIANO

  1. Pois é religião é uma coisa meio difícil de se discutir, principalmente com aqueles que são religiosos natos! Porém cada um faz a sua escolha e acredita no que bem entender, eu por exemplo, não acredito nem um pinguinho na igreja católica, isto depois de muitos anos e anos de estudos e verificado o que ela promoveu e promove em nossa sociedade até hoje…absolutamente nada, só trouxeram a desgraça ao mundo. Mas acredito sim que exista uma FORÇA, sim uma força e não um coitado que tenha que olhar por todos, ou ser fiel e assim vai…esta força, para mim que é minha fé!

    Curtir

    • Flávia, Obrigado pelo comentário! Penso que as religiões e filosofias fornecem paz e bem estar para seus fiéis e isso é muito bom, mas acreditar que com seus fervorosos cultos consegue-se alterar a realidade isso me parece-se ilógico e é isso que tento demonstrar.

      Curtir

  2. Muito interessante o seu ponto de vista estatistico. Voce tem razao em utilizar a razao, a lógica para explicar esta situacao do Milhao de bolas contra uma. Mas, se tentarmos provar tudo o que esta ao nosso redor atraves de estatisticas, como sería, ja que nao sou matematico, as probabilidades de que em nosso mundo aparecera um ser unicelular. Do nada! De materia que nossos religiosos cientistas, que professam a religiao: “Ciencia explica tudo, e se nao joga tempo para justificar”, que um ser unicelular conseguil se desenvolver em tudo o que tem vida hoje em dia. Ou seja: Animais, plantas, ser Humano… Como é que podemos fazer esta conta estatistica, de quanto tempo sería necessario para que de uma única celula tudo pudesse existir? Imaginando as possibilidades de que, uma “evolucao” se requer de tempo de vida. Me explico, se um ser unicelular, que estava nas aguas dos oceanos, supondo que logro se juntar con outros unicelulares, (porque e como?) fizeram uma vida, dai como deste novo ser souberam como se deveria reproducir?… Supondo que descobriram, e avancemos ate os seres anfibios, que pela religiao Cientifica, dizem que por algum motivo sairam das aguas e se intelaram na terra… Como este ser anfibio soube que devería comer algo na terra? Como soube que devería reproduzir? Como se reproduzem os anfibios? Ovos? Supondo que sim! Como a evolucao pode criar esses ovos? que materiais tinham que se juntar ou formar para que se reproduza outro ser semelhante? Que informacao genetica deveria existir? Como existiu? A teoria do Caos é linda, mas provando estatisticamente…. Como sería esta possibilidade? Estamos falando de uma unica especie! Agora, se transportamos a Evolucao, Teorias que alguns dizem provadas, mas que so falta encontrar o elo perdido, para todos os seres vivos… Estatisticamente qual a propabilidade da evolucao de um OVO de passaro? Que grossura foi a ideal para que o mesmo suporte o animal dentro e seja o suficiente fragil para que o propio a rompa? Imaginemos que pela teoria do Caos e evolucao se desse isso. Imagino que nenhum passaro haveria existido ou persistido no tempo ate que se encontrasse a espessura ideal da casca do ovo. Se isso ocorresse, nao podería existir nenhum Oviparo! Nao teria como! A evolucao desta especie estaria arruinada…. Imagina a evolucao de um OLHO, de um Cerebro, de um Coracao! Tudo por separado! E ao mesmo tempo! Será que a estatistica podería dar-nos alguma probabilidade do sucesso ter ocorrido?

    Nao sei qual pe a verdade das coisas! Mas percebo que devo adotar alguma linha para poder existir e viver bem! Alguns optam pelo mais facil: Religiao! Outros pelo mais facil ainda: Ciencia! Mas ambos jogamos no tempo e espaco que podemos ver, tocar e sentir nossas Fé. Como alguém ja disse: Quanto mais aprendo percebo que nao sei nada!

    Curtir

    • Obrigado pelo comentário, mas não quero, nem posso explicar tudo, explico apenas estatísticamente que se dedicar a sua religião ou seita orando, rezando, acendendo velas etc não altera a realidade. Sobre esse monte de duvidas que você coloca, concordo que a ciência está longe de explica-las, mas em minha opinião também é muito confortável considerar que a explicação esta em Deus e abandonar as pesquisas. E alguns seculos atras você certamente incluiria muitos fenômenos como raio, relâmpago etc em sua lista de duvidas como sendo obra divina e hoje é amplamente explicado indubitavelmente. Se a humanidade abandona-se a ciência e considerar a bíblia ou outro livro sagrado como um axioma nossa vida seria muito diferente.

      Curtir

      • E ainda, talvez Deus criou tudo isso com todas essas possibilidades que você expõe e que seja possível de explicar estatisticamente como eu faço! Mas daí volta-se ao objetivo do texto que é demonstrar que orar, macumbar, ajoelhar, fumar o caximbo não sei que, fazer promessa ou dançar em volta de uma fogueira não faz chover!

        Curtir

  3. A SANTA FÉ.

    Eu sou cristão, (Renascer em Cristo) Fora dinheiro escondido e outros devaneios que eu não tenho nada a ver, – a unica coisa que me move de fato, é ajudar o próximo, não simplesmente promover ajuda a quem precisa, mas aos que eu percebo que não existe uma outra saida imediata. A minha fé é muito simples e não precisa muita inteligencia para entende-la. Eu gosto de propagar conhecimento e construção intelectual para que as pessoas possam pensar em como poderiam melhorar as suas vidas de uma forma geral.

    Dizem que não se discute sobre a fé… Eu não concordo! É sábio discuti-la. Quem disse que Jesus não pode promover milagres? O próprio Domingos é um milagre! Do avesso mas é um milagre rs!… Digo isso porque, olhem o panorama, no Brasil, você manter uma empresa em pé durante mais de 25 anos e dar oportunidade de trabalho para muitas pessoas já é de fato um milagre! Principalmente no mercado de tecnologia.

    A minha fé portanto, é algo em constante movimento e aplicação de ações, algumas vezes intelectuais e outras de sustentação imediata da possibilidade de se poder manter-se vivo.
    Imaginem a minha fé como uma linha de produção, simples assim, e o produto final é um ser humano mais digno e com aumento da possibilidade de se viver.

    SALVE A SANTA FÉ.

    Curtir

  4. Nelson obrigado pelo comentário, e como você diz sua fé é você quem faz e é problema seu. Mas dizer que nosso trabalho é um milagre você esta errado. Estamos a 27 anos no mercado devido ao nosso trabalho. Se amanhã ao invés de trabalhar, vamos na Nonus orar, acender velas, macumbas, sacrifícios e tudo mais que as religiões estimula. Quantos dias vai demorar para fecharmos as portas? E outra, se somos um milagre, o que os nossos concorrentes são? Quando ganham ou perdem um negócio para nós não foi por causa de nossa competência, ou incompetência?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s