JUSTIÇA E VINGANÇA E A RACHEL SHEHERAZADE

RachelS

É comum escutarmos a povo dizer:

– TEMOS MESMO É QUE FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃO;

– BANDIDO BOM, É BANDIDO MORTO;

– A POLICIA TEM MAIS É QUE MATAR ESSES VAGABUNDOS;

– OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE;

– TEM QUE LINCHAR ESSE VAGABUNDOS.

Imagine a seguinte situação: se alguém lhe der uma martelada no seu dedão e doer bastante, a primeira coisa que pensará é, por que essa pessoa fez isso? Sabendo o motivo, você jugará se foi de propósito ou um acidente, ou ainda, se foi um acidente por que não foi evitado? Mas supondo que foi de propósito, em reação a dor que você esta sentindo, até extintivamente você vai querer reagir e se conseguir, a reação vai variar em dar uma mesma martelada para que o idiota sinta a dor que esta sentindo, ou se o sentimento de raiva e falta de empatia for muito grande, seria motivo para querer extrair o figado do agressor do martelo.

ISSO É JUSTIÇA OU VINGANÇA?

Saindo da hipótese, nas ultimas semanas houveram crimes que em alguns casos a população conseguiu prender o marginal e espancaram o vagabundo. A comentarista do SBT solidarizou com a multidão, se não veja o vídeo:

Parece bom? Mas não é.  

Isso não é legitima defesa como ela diz. Isso é vingança. Legitima defesa é descriminalizado pela justiça. 

VINGANÇA: consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais. ( fonte Wikipedia ).

JUSTIÇA: é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social . Trata-se de um conceito presente no estudo do Direito, Filosofia, Ética, Moral e Religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos. ( fonte o mesmo Wikipedia ).

Acredito que a opinião da Raquel esta correta quando ela diz que o estado é omisso, policia desmoralizada, justiça é falha. E mais, ela emitir sugestões de como lidar com um marginal preso faz sentido, mas dizer: “Façam um favor ao Brasil. Adote um bandido!” é demagogia. A Rachel Sheherazade deve ter cheirazado para dizer isso, se é que permite o trocadilho.

Entretanto esses fatos são VINGANÇA com as próprias mãos, isso não pode ser chamado de justiça.

Em outro programa ela tenta se retratar, e seu colega jornalista Joseval Peixoto “tira da reta”, dizendo que é opinião dela.

O comentário completo da Rachel Sheherazade:

O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que em vez de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir, antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito — ladrão conhecido na região — está mais suja do que pau de galinheiro. Num país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos “vingadores” é até compreensível. O Estado é omisso. A polícia, desmoralizada. A Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, claro! O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho no poste, lanço uma campanha: “Façam um favor ao Brasil. Adote um bandido!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s