BI ( BUSINESS INTELLIGENCE ), CONSULTORES, PIZZA DE ATUM E HORÁRIO DE VERÃO

tio-patinhas-1297822202

 

Em recente viagem pelo interior, conversando com o dono de um belo mercado de uma pequena cidade de pouco mais de 40.000 habitantes no meio de Brasil , ele me dizia como o horário de verão era prejudicial ao seu negócio. Disse ele que nesse período, ele é obrigado a trabalhar juntamente com sua equipe, uma hora a mais. Segundo ele os cliente tem o hábito ao escurecer fazer suas compras, independente se o sol se pôs as 19:00 ou as 20:00. Aprendeu isso empiricamente e sabe que se o cliente chegar e o mercado estiver fechado procura outro e talvez não volte mais, portanto é o mercado que deve se adaptar ao cliente, não o cliente ao mercado. 

Na macro-economia, o BI ou Business Intelligence segundo o Wikipédia, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Em outras palavras é a coleta de informações de clientes com o intuito de analisar seu comportamento e poder oferecer melhores produtos e serviços. Ao caminharmos por uma grande rede de supermercados ou lojas é comum acharmos gondolas de produtos que parecem fora do lugar, exemplo salgadinhos próximo a cervejas ou bebidas geladas, chicletes e chocolates próximo ao caixa, mas na verdade essa desordem é consequência de analise de dados que demostram maior possibilidade de venda desses produtos se arranjados dessa forma.

O Wall-Mart consegue reunir informações em tempo real das vendas de 4,5 mil lojas distribuídas pelo mundo, cerca de duas mil delas nos Estados Unidos e, esse tremendo banco de dados já se tornou parâmetro até mesmo para o presidente da república e do banco central dos Estados Unidos. O Bush e o Alan Greespan ligam toda semana para o CEO do Wall-Mart para saber das vendas. Assim eles acompanham o andamento da economia mundial e local. Além disto o sistema permite identificar as correlações entre produtos que em muito ajudam a alavancar vendas. Assim os gerentes das lojas experimentam novas posições para os produtos que comprovam fazer as vendas crescer em função de uma relação até então desconhecida. Fonte dessa informação:
http://www.coladaweb.com/administracao/business-intelligence-conjunto-de-softwares-que-ajudam-em-decisoes-estrategicas

Paralelo a isso existe o BIG DATA que são o cruzamento de vários bancos de dados com informações voláteis de redes sociais e muitas vezes em tampo real, alguns exemplos ( fonte Wikipédia ):
– Uma companhia que tira fotos de satélites e vende aos seus clientes informações em tempo real sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento livres em uma cidade numa determinada hora ou quantos navios estão ancorados neste mesmo momento.
– Um projeto das Nações Unidas irá utilizar Hipopótamo um programa que decifra a linguagem humana na análise de mensagens de texto e posts em redes sociais para prever o aumento do desemprego, o esfriamento econômico e epidemias de doenças.
– Uma varejista americana controla as combinações de produtos que seus clientes põem no carrinho, ou seja, ganhou eficácia e ainda descobriu várias curiosidades que podem ajudar.
– No terremoto do Haiti, pesquisadores americanos fizeram uso da geolocalização de 2 milhões de chips SIM, para auxiliar nas missões humanitárias.
– Um hospital Canadense utilizou de uma tecnologia proposta pela IBM, para o monitoramento dos quadros de bebes prematuros, permitindo aos médicos antecipar as ameaças às vidas das crianças.
– Em busca dos melhores lugares para instalar turbinas eólicas, uma empresa dinamarquesa analisou petabytes de dados climáticos do nível das marés, mapas de desmatamentos, entre outros. No fim o que costumava demorar semanas durou apenas algumas horas.
– A tecnologia do Big Data já vem proporcionando diversos avanços em diferentes tipos de setores, como por exemplo, uma rede de vestuário que controla em tempo real seu fluxo de mercadoria e cruza os dados dos GPS dos caminhões dos seus fornecedores.
– Segundo especialistas o Big Data foi de grande importância para o descobrimento do pré-sal, devido a sua velocidade, que agilizava os processamentos de dados sismicos captados pelas sondas que procuram petróleo no fundo do mar.Como são milhões as variáveis, o trabalho exige intermináveis simulações de imagens, e só o Big Data é capaz de dar conta do trabalho em um tempo melhor.

Algumas empresas de consultoria prometem auxiliar proprietários e colaboradores de empresas que na maioria vezes não possuem acesso a tantas informações a descobrir quais são os pontos fracos e traçar estratégias para motivar mudanças e com isso agregar valores no negócio. Na verdade eles ajudam o contratado a chegar a conclusões que ele já sabia, mas com medo de sair da zona de conforto ou preguiça deixava as mudanças para amanhã, como se fosse uma dieta.

Descendo ainda mais para a micro-economia, recentemente conversando com um amigo dono de pizzaria, disse ele que em dia de ultimo capitulo de novela, no salão da pizzaria ninguém entra, somente delivery. Sabendo disso ele já da folga para seus funcionários deixando apenas o pessoal responsável pelas entregas no plantão. Disse que aprendeu isso quando sua pizzaria era bem pequena e que no ultimo capitulo da novela Roque Santeiro vendeu uma unica pizza de atum. Isso, segundo ele, marcou na sua cabeça como ferro quente na pele.

A inteligência da informação e os fabulosos consultores podem ajudar as empresas a encontrar soluções que pode agregar valores porém eu duvido e muito que essas ferramentas  identificariam o hábito do consumidor no horário de verão ou a pizza de atum no ultimo capitulo da novela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s