WAZE METEOROLÓGICO É O QUE FALTA PARA PREVISÃO DO TEMPO

Waze2

Redes Sociais só servem para diversão inútil e publicações fúteis para mandar indiretas para inimigos ou “amigos”. Exemplo: nem preciso citar.

Previsão do tempo que não acerta uma. Quando muito diz o obvio para regiões que possuem o clima bem estável. Exemplo: vai fazer 34o em Cuiabá.

As duas afirmações não estão totalmente certas e nem totalmente erradas. Em Redes Sociais existem muitas publicações interessantes e algumas redes são extremamente uteis. A previsão do tempo costuma acertar para regiões extensas mas erra bastante de um bairro para outro em locais de climas instáveis, como aqui na cidade de São Paulo onde essa semana a Zona Norte foi alagada enquanto a Zona Sul não caia uma gota do céu. Redes Sociais possuem ferramentas incríveis que auxiliam muito a vida, quem já teve o prazer de utilizar o Waze vai concordar comigo.

https://www.waze.com/pt-BR

Como num formigueiro, mas composto com seres que pensam ( nem sempre ) uma Rede Social faz com que a opinião da maioria transforme-se em informação instantânea confiável. No livro A SABEDORIA DAS MULTIDÕES de James Surowiecki publicado em 2004 demonstra com muita propriedade o poder do pensamento coletivo. Vale a leitura. Logo no inicio ele conta a história de um parque de diversões que oferecia um premio para quem acerta-se quantos feijões dentro de um pote. Curiosamente se fizermos a média de todos os palpites, o resultado é muito próximo da quantidade de feijões contidos no pote.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabedoria_das_Multid%C3%B5es

Além do Waze, o Tripadvisor, o Vivino, o Mercado Livre e outros baseiam-se na opinião coletiva para classificar a qualidade do produto ou serviço. E quanto mais opiniões recebe, melhor pode classificar e mais confiável o julgamento.

A ideia que proponho é um aplicativo semelhante ao Waze que compartilhe informações instantânea ou do futuro próximo do clima. Quem nunca escutou alguém da família ou conhecido aconselhar:

– leve uma blusa que vai fazer frio;

– pegue o guarda-chuva, deve chover a tarde;

–  não esqueça a roupa de banho, vai estar calor lá…

Minha mãe era federada nessa arte!

Nativos de uma região tem a intuição aguçada para o clima que vai fazer onde habita. Olhamos para o céu e temos uma noção do que vai rolar nas próximas horas. Como Waze, poderíamos consultar o clima no destino antes de uma viajem e ajudar o clima local informando como está e o que intuímos que ocorrerá nas próximas horas. Também seriamos pontuados e premiados com estrelas, medalhas, guarda chuvinhas ou nuvenzinhas divertidas nos nossos acertos.

O aplicativo poderia basear-se com fotos de satélites e inúmeros sites de clima para fazer a previsão, e conforme fosse alimentado pelos usuários da rede, esses sites de previsão estatisticamente seriam pontuados, bem como os usuários colaboradores em suas previsões mais certeiras fossem, daí esses acertadores mais seriam utilizadas para gerar melhores previsões. O usuário saberia o seu rating ( classificação ) e aposto que se esforçaria para melhora-la.

A ideia está lançada, talvez nesse momento já tenha alguém desenvolvendo. Imagino que para um projeto desses seriam necessários um meteorologista ou um grande conhecedor do assunto, um bom programador e um designer de grande imaginação e bom gosto para deixar o aplicativo divertido.  Penso que com essa estrutura seria o suficiente para lançar o produto em poucos meses.

Nada pode superar as pessoas trabalhando juntas.  Site do Waze.

Anúncios

2 comentários sobre “WAZE METEOROLÓGICO É O QUE FALTA PARA PREVISÃO DO TEMPO

  1. Interessante a ideia de uma “previsao media”, pode dar certo ou ficar perto do que podería ocorrer… Mas talvez nao se aplicaria a teoria da “previsao media” em tudo, pois no caso das eleicoes…vimos que nada funciona,pois existem “intervencoes”. Na bolsa de valores?…. Como sería?…. Entendo que sua ideia e sobre umaplicativo,mas antes tento analisar em que casos podería ser aplicavel… Por exemplo, hoje emdia varios bancos estao contratando a Fisicos para trabalhar em “previsoes” das tendencia economicas. Ou seja, consideram que as tendencias economicas e resultados das bolsas ou acoes é um assunto FISICO, ou seja, ciclico em funcao de certas tendencias,que sao os fatores humanos, segundoo que vai acontecendo na area de atuacao dos bancos, os fisicos vao tentando fazer “previsoes” e determinar qualserá a tendencia. O que me leva a relacionar com sua ideia. Tudo isso émuito interessante! Boa observacao e ideia.

    Curtido por 1 pessoa

    • Esse livro que eu comento, ele fala de cada uma dessas situações onde a sabedoria das multidões pode ou não ser válida inclusive as eleições, bolsa de valores etc.
      Sobre aplicativos desse tipo, não sei se conhece o Waze que eu tanto menciono, é de uma empresa Israelense que foi vendida pro Google. Todos alimentam em tempo real na busca de fugir do transito, nesse caso fazer previsão ou situação do tempo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s