POR QUE ATEU COMEMORA NATAL?

sn2186

Principal motivo é que como a maioria, o Ateu gosta de dar e receber presentes. Gosta de comer bem, encher a cara e fazer festas com a família.

Outro motivo, Ateu gosta de festas populares como Carnaval, Bumba meu boi etc…

O Natal, para quem não sabe, vem de muito antes de Cristo. Ao contrário do que muitos pensam o natal não é uma festa cristã. A prática de festejar o natal foi introduzida na igreja em fins do século IV. O dia 25 de dezembro foi escolhido porque coincidia com os festivais pagãos que celebravam a saturnália e o solstício de inverno, em adoração ao deus-sol, o sol invictus. Este festival de inverno era chamado a natividade do sol. A festa solar do natalis invicti (natividade do sol inconquistado) era celebrada em 25 de dezembro. Se alguém dúvida e pensa que eu inventei isso, por favor, pesquise. Não acredite apenas, procure saber.

Os povos antigos já baseavam sua agricultura nas estações do ano que eram marcados pelos equinócios e os solstícios. Solstício de inverno é o dia em que a noite é a mais longa e a partir dali o clima começará a esquentar. O de verão, ao contrário, é o dia mais longo. E equinócios são no outono e na primavera quando dia e noite tem a mesma duração. Até uma criança sabe que cada espécie de planta tem seu mês mais eficiente para ser cultivado para ter melhores colheitas.

Para quem teve a felicidade de visitar Cancun e foi conhecer Templo de Kukulcán na cidade maia de Chichén Itzá deve saber que aquela pirâmide é um calendário e que nos dias de equinócio, a sombra da escadaria projeta uma serpente. Deduz o quanto esse povo valorizava a data. Curiosamente a Bíblia em momento nenhum menciona as civilizações ou mesmo algum povo do outro lado do Atlântico. Desconfio que deus não sabia que a terra era redonda.

Foto da pirâmide no equinócio. Com um pouco de imaginação a sombra parece uma serpente:

kulkulcan-736219

Atualmente a China, Japão e alguns países orientais comemoram feriados nos equinócios. Interessante né? Saiba que a Páscoa também tem sua data fixada no equinócio mas deve ser apenas coincidência e não outra evidência. ( IRONIA EM ON  ).

Mas retornando ao Natal: para não perder fiéis e adaptar-se as modernidades, as religiões inventam Funk Gospel, Sertanejo Gospel, não sei o que Carismática, tolerância a Homosexuais, aceitar a teoria da evolução  etc e da mesma maneira o Natal  foi uma invenção a partir das festas populares de celebração ao solstício de inverno para manter o rebanho !

Conclusão, não são os Ateus que comemoram o Natal, são os Cristãos que comemoram uma festa pagã!

Anúncios

5 comentários sobre “POR QUE ATEU COMEMORA NATAL?

    • Cada um acredita no que quiser, mas a data de Natal tem um significado especial para a grande maioria das pessoas “normais”, movida principalmente pela lembrança de natais passados.., uma data que as pessoas convencionaram em sentir “sou feliz, seja feliz..” mesmo que se matem no dia 26.

      Curtir

  1. Isso mudou com o nascimento de Jesus
    Por isso os cristãos comemoram nesta data, que foi a data estabelecida do nascimento Dele. Não vejam só pelo lado de um ateu, vejam também o que fala um cristão:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s