Principal motivo é que como a maioria, o Ateu gosta de dar e receber presentes. Gosta de comer bem, encher a cara e fazer festas com a família.
Outro motivo, Ateu gosta de festas populares como Carnaval, Bumba meu boi etc…
O Natal, para quem não sabe, vem de muito antes de Cristo. Ao contrário do que muitos pensam o natal não é uma festa cristã. A prática de festejar o natal foi introduzida na igreja em fins do século IV. O dia 25 de dezembro foi escolhido porque coincidia com os festivais pagãos que celebravam a saturnália e o solstício de inverno, em adoração ao deus-sol, o sol invictus. Este festival de inverno era chamado a natividade do sol. A festa solar do natalis invicti (natividade do sol inconquistado) era celebrada em 25 de dezembro. Se alguém dúvida e pensa que eu inventei isso, por favor, pesquise. Não acredite apenas, procure saber.
Os povos antigos já baseavam sua agricultura nas estações do ano que eram marcados pelos equinócios e os solstícios. Solstício de inverno é o dia em que a noite é a mais longa e a partir dali o clima começará a esquentar. O de verão, ao contrário, é o dia mais longo. E equinócios são no outono e na primavera quando dia e noite tem a mesma duração. Até uma criança sabe que cada espécie de planta tem seu mês mais eficiente para ser cultivado para ter melhores colheitas.
Para quem teve a felicidade de visitar Cancun e foi conhecer Templo de Kukulcán na cidade maia de Chichén Itzá deve saber que aquela pirâmide é um calendário e que nos dias de equinócio, a sombra da escadaria projeta uma serpente. Deduz o quanto esse povo valorizava a data. Curiosamente a Bíblia em momento nenhum menciona as civilizações ou mesmo algum povo do outro lado do Atlântico. Desconfio que deus não sabia que a terra era redonda.
Foto da pirâmide no equinócio. Com um pouco de imaginação a sombra parece uma serpente:
Atualmente a China, Japão e alguns países orientais comemoram feriados nos equinócios. Interessante né? Saiba que a Páscoa também tem sua data fixada no equinócio mas deve ser apenas coincidência e não outra evidência. ( IRONIA EM ON ).
Mas retornando ao Natal: para não perder fiéis e adaptar-se as modernidades, as religiões inventam Funk Gospel, Sertanejo Gospel, não sei o que Carismática, tolerância a Homosexuais, aceitar a teoria da evolução etc e da mesma maneira o Natal foi uma invenção a partir das festas populares de celebração ao solstício de inverno para manter o rebanho !
Conclusão, não são os Ateus que comemoram o Natal, são os Cristãos que comemoram uma festa pagã!
Muito bom o desenrolar do texto Domingos!
O bacana é que a maioria das pessoas não tem a mínima ideia disto…
A minha fé não muda o passado, então concordo com o seu texto!
Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ateus comemoram o Natal (assim como judeus também, porque não) natal é uma data de confraternização assim como dia das bruxas (nem por isso bruxas existem).
CurtirCurtir
Cada um acredita no que quiser, mas a data de Natal tem um significado especial para a grande maioria das pessoas “normais”, movida principalmente pela lembrança de natais passados.., uma data que as pessoas convencionaram em sentir “sou feliz, seja feliz..” mesmo que se matem no dia 26.
CurtirCurtir
Me pareceu um pouco hipocrita. Se ateus nao acreditam em Deus, e comemoram natal pois é uma festa pagã antes de ser cristã… entao acreditam em um Deus sol? se acreditam deixam de ser ateus. Muitas duvidas
CurtirCurtir
Nelson, obrigado pelo comentário! Também fiquei surpreso ao saber disso, mas isso é história e como você diz, independente da fé ( ou não ) necessita ser divulgada.
CurtirCurtir
Isso mudou com o nascimento de Jesus
Por isso os cristãos comemoram nesta data, que foi a data estabelecida do nascimento Dele. Não vejam só pelo lado de um ateu, vejam também o que fala um cristão:
CurtirCurtir