BIG DATA, DELETAR PERFIL

DELETAR

Eu ficaria rico se ganhasse um centavo cada vez que escutei alguém dizer que vai deletar ou esconder o perfil no Facebook ou alguma outra rede social por temer que bandidos, receita federal, tarados, hackers, sequestradores, quem mais?? WikiLeaks, FBI, KGB, Gestapo e sei lá mais o que irão mapear seus dados e cometerão atrocidades irreversíveis. Caso você se enquadra nesse “alguém” ou mesmo desconfie que estão lhe vigiando tenho péssimas notícias para tu: eles estão mesmo mas não estão usando o Facebook ou alguma outra rede social popular!

Eis as provas:

Dia 8 de março desse ano, comprei numa loja on-line de uniformes escolares algumas vestes para filho. No momento de pagar o site lhe direciona para uma janela do famoso PAGSEGURO. Se não conhece: www.pagseguro.com.br

Após preencher aquele irritante formulário e clicar no “concluir compra”, alguns segundos e o telefone toca e o dialogo foi mais ou menos assim:

– alô;

– eu gostaria de falar com José Domingos…

– ele mesmo, pois não.

– aqui é do Pagseguro, eu gostaria de confirmar se o senhor fez uma compra na internet alguns instantes atrás…

– sim, fui eu mesmo.

– para sua segurança eu gostaria de confirmar algumas informações.

– para minha segura porra nenhuma!! Para segurança de sua empresa, pode falar. – eu repliquei.

E começa aquelas perguntas, nome, nome da mãe, data de nascimento… Eu interrompo:

– você pode fazer mais uma única pergunta! Eu comprei por Internet para não ter que conversar com um vendedor, portanto, faça apenas mais uma pergunta se não cancele essa bosta!! E ele fez a pergunta:

– o Senhor possui um carro marca Ford ano 2012, qual é o modelo desse carro?

Ele tinha razão!! Eu possuo mesmo. Respondi qual era o carro e ele aprovou minha compra. Mas, como é que o banco de dados do Pagseguro sabe que eu tenho um carro da Ford, ano, modelo etc.. O que mais eles sabem? Eu nunca autorizei que alguém além da receita federal soubesse algum bem que eu possuo!

Outra prova:

Mudei de residencia e fui mudar o endereço de cadastro do carro e da carteira de motorista. No site do Detran é possível fazer isso sem ter que se deslocar para algum atendimento. Para minha surpresa após preencher as informações necessárias o sistema informa que não são coincidentes com as conferencias eletrônicas deles lá. Após alguns dias depois da mudança de endereço de minha conta e instalação de luz repeti o procedimento no site do Detran e, BINGO! O sistema permitiu a atualização do meu endereço.

Em que momento será que eu permiti que a empresa que fornece luz também forneça meu endereço para consulta de terceiros??

E outra prova conhecida por todos, a saidinha de banco:

Quantas vezes você escutou a história que alguém sacou um grande montante numa agência bancária e foi roubado? E existe alguma dúvida que houve uma informação privilegiada para o assaltante fornecida por alguém de dentro da instituição bancária? Ou esse bandido consultou o Facebook do cliente?

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “BIG DATA, DELETAR PERFIL

  1. Pelo cadastro de pessoas físicas da receita (CPF) o cidadão seja contribuinte ou não tem todo seu cadastro de movimentação financeira no BACEN/ SERASA. Lá tem todos seus endereços dos últimos 5 anos, bancos onde vc tem conta, as empresas que vc tem. Os carros que você tem, se for o caso os protestos e apontamentose feito por vc é por aí vaí. As empresas bancárias, comercias e afins fazem o pagamento de uma mensalidade ao BACEN/ SERASA e um valor por consulta. Inclusive eu tenho este serviço na imobiliária, e acho que na sua empresa também tem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s