Não existe escolha certa!
Tudo que fazemos tem infinitas chances de estar correto ou errado. Imagine um sorteio com infinitas bolas de bingo dentro de um gigantesco globo. Qual é a chance de você acertar a bola certa que será sorteada. Tende a ZERO! Não existe a chance de sair a bola escolhida em infinitas possibilidades.
E a vida é assim. Tudo que fazemos, explica a física, altera tudo ao nosso redor. Imagine que na próxima copa do mundo um inseto atrapalhe o operador de imagens dos jogos e ele demore uma fração de segundo para pressionar o botão que fará a Rede Globo transmitir para 200 milhões de pessoas um jogo… Um simples inseto terá mudado o futuro do planeta. Focalize esse exemplo e perceberá que beber agua, respirar, ir dormir ou qualquer coisa simples ou não, altera o seu futuro e tudo no seu redor. A física diz que tudo será influenciado na velocidade da luz. Ou seja, dar um clique no mouse torna você responsável um segundo depois pelo futuro da lua. Chama-se teoria do caos ou efeito borboleta:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_borboleta
Se o goleiro Danilo aos 48 minutos do segundo tempo não tivesse feito a ótima defesa com o pé talvez dezenas de pessoas não teriam perdido a vida!!
Mas nem sempre é assim!
As infinitas e difíceis decisões que tomamos o tempo todo pode nos salvar, ou melhorar nosso futuro. É claro que se eu for me especializar numa profissão, num estudo, num curso ao invés de ir ao bar encher a cara a chance de um futuro promissor aumenta.
Como li por aí: joguei malabares com a vida e deixei os pinos cair
Mas se eu ficar jogando bola na infância ao invés de estudar o ensino fundamental e por uma fatalidade ter uma expectativa de vida de pouco anos valeu a pena!
E qual é a solução? Qual é a escolha correta?
Não existe. O futuro ainda não existe. Todos conhecem um bocado de gente que ao nosso julgar gosta só de fazer merda e mesmo assim a vida ajuda a pessoa se sair bem!
Mas o melhor a fazer é praticar a empatia. Escolhermos o que nos parece ser o correto sem atrapalhar a vida do semelhante.
Exemplo: defender uma bola para levar nosso time a decisão mesmo que com isso o futuro nos presenteie com a queda de um avião.