Ao contrário do que parece, fotografar raios pode ser simples!
Para isso você vai precisar de um Smartphone ou câmera que permita o controle de tempo de exposição da foto. Tempo de exposição em fotografia é a quantidade de tempo que o obturador da máquina fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a o sensor digital.
Sabendo que seu Smartphone ou câmera permite tal controle, ajuste para 30 segundos ou mais se o dispositivo permitir. Abaixo um Smartphone ajustado para 30 s:
Não são todos os equipamentos que permitem esse controle. Se não for possível esse controle, não será simples fotografar raios, o texto então não se aplica.
Os equipamentos digitais são bastante inteligentes, automaticamente eles vão ajustar o ISO e abertura para que sua foto seja possível.
Ajustado a máquina para esse tempo enorme de exposição, você vai precisar de modelos que pouse para você, ou seja os raios. É como fazer uma estratégia técnica para um jogo de futebol e não combinar com o adversário. O tempo terá que estar bem fechado ou o sol já ter se ocultado no horizonte para que haja bastante contraste entre o raio e os demais motivos que compõe sua foto.
Como seu aparelho ficará com uma exposição muito grande, qualquer pequeno tremor borrará a foto, daí é importante deixar a maquina bem apoiada ou melhor ainda num tripé.
Normalmente quando ocorrem raios a natureza nos facilita as coisas. Os raios ocorrem frequentemente numa mesma área e intervalos de alguns segundos. Nessa hora corra para preparar o equipamento e:
CLICK!
Torça para que nos próximos 30 segundos apareça uma raio por ali. Se eles não estiverem tímidos, pronto, você conseguirá sua surpreendente foto.
As fotos postadas nesse artigo, foram todas nesse sistema.