POR QUE AVIÕES COMERCIAIS NÃO VOAM MAIS RÁPIDO?

Resultado de imagem para quebrar velocidade do som

Desde os primeiros aviões a jato a velocidade de um voo comercial sempre foi em torno dos 900 km/h, quem é curioso, quando esta viajando e fica acompanhando o mapa no avião percebe que a velocidade em cruzeiro sempre esta entre uns 820 km/h a uns 1050 km/h, mas por que não ir mais rápido? Talvez as Cias poderiam vender passagens até mais caras em troca de algum tempo a menos de viagem!

Ocorre que a velocidade do som em temperatura ambiente é próxima aos 1.300 km/h, mas em grandes altitudes, a 10.000 – 12.000 metros e a baixas temperaturas -20 a – 50 oC a velocidade do som caí,  chegando até abaixo dos 1.100 km/h e é este o ambiente onde os aviões voam longas distancias.

Então nessa altitude o avião começa a se aproximar da velocidade do som, e não pode bate-la, pois além de existir legislação que regulamenta a aeronáutica que não permitem aviões quebrar essa velocidade, gera-se um estampido de som muito alto que atrapalha a paz de todo ecossistema fora da cabine desse voo. Alem de que todo projeto do avião teria que ser refeito principalmente das asas pois a sustentação em altas velocidades requer projetos bem diferentes, também dos motores, fuselagem etc etc…

Mas então os aviões não poderiam viajar mais baixo e passar dos 1.200 km/h? Poderiam, mas consumiriam mais combustível pois o ar é mais denso e menos rarefeito, navegariam num ambiente mais instável concorrendo com nuvens carregadas e muita turbulência, gerariam mais ruídos para superfície que atrapalhariam a vida de todos e ainda ocorreria mais riscos de colisões com aves. Portanto existe uma relação entre custos e benefícios a ser apontada.

A velocidade do avião soma-se com a velocidade do vento, se você é um afortunado viajante, na velocidade de cruzeiro o seu avião estiver com um forte vento de calda, a velocidade em relação a superfície da terra será maior podendo chegar perto dos 1.050 km/h, o contrário também é verdadeiro portanto se o seu avião estiver com um forte vento contra, a velocidade do seu voo cairá para próximo aos 800 km/h. A velocidade do som também é somada ou diminuída se a favor ou contra o vento.

Se você faltou nas aulas de física e acha que viajar para o oeste é mais rápido ou mais lento pela rotação da terra se somar a velocidade do avião, ou viajar a leste é mais lento ou mais rápido pelo fato do avião ter que vencer a rotação da terra, ou qualquer outra teoria absurda que você e seus semelhantes criaram como terraplanismo ou coisa do tipo, volte a estudar e não teça opiniões sobre o assunto, procure outra vergonha para você passar.

Existem muitas tabelas e gráficos espalhado pela internet que mostram a queda da velocidade do som com a diminuição de temperatura, a queda da temperatura com diminuição da densidade do ar, a queda da densidade do ar com o aumento da altitude etc.

Mas é um fenômeno físico mais que estudado, formulado e comprovado: maior altitude -> ar menos denso ->  menor temperatura -> velocidade do som menor.

Algumas tabelas:

Resultado de imagem para velocidade do som no ar e altitude

Resultado de imagem para velocidade do som no ar e altitude

Resultado de imagem para altitude temperatura do ar

A velocidade do som, por convenção é quase sempre dada em m/s ( metros por segundo ) para converter para km/h ( quilômetros por hora ) basta multiplicar por aproximadamente 3,6.

Suponha que a velocidade do som a 30 Graus é 350 m/s, km/h será 350 x 3,6 ou 1.260 km/h.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s