OS ROBÔS VÃO CONQUISTAR O MUNDO?

maxresdefault

 

Quando falamos de futuro só podemos ter opinião ( nesse caso ninguém me pediu, mas eu também não pedi para você ler ). Alguns casos podemos ter previsões estatísticas sobre o que pode ocorrer mas nem de longe é o caso. Arrisco dizer que os robôs vão tomar conta do mundo mas bem diferentes daqueles filmes apocalípticos em que armas de raio lazer instaladas em monstros transformes vão guerrilhar contra nações disparando misseis nucleares e seres humanos vivendo na rede de esgoto esperando a sorte do destino.

Para entender como eu penso que os robôs vão ser donos do planeta primeiro assista o divertido vídeo do Google DUPLEX que a inteligência artificial marca um horário no cabeleireiro e uma reserva num restaurante ( com legenda ):

 

Talvez você ainda não saiba,  mas esse bombardeio de propagandas que você recebe nas paginas do micro ou nas redes sociais possuem diversos algoritmos muito interessantes na busca de vender, e vender e fazer as pessoas digitar o numero do cartão de crédito nelas.

Para isso ela se baseia onde você esta, onde andou, o que fez nas férias, com quem falou, sobre o que conversou, horário, fotos que tirou, que idade tem, religião … e mais um monte de coisas que talvez nem quem programou saiba dizer mas que o algoritmo esta armazenando esses  padrões do seu comportamento para fazer você comprar!

Muitas paginas de internet tem algoritmos orgânicos que mudam cores, layouts, fontes de letras, dimensões etc e disparam para universos de usuários, e no momento que percebem um aumento nas vendas, aquela nova cor, ou layout… se torna padrão e inicia-se uma nova pesquisa de mudança que atraia mais consumo.

Todo mundo já recebeu ligações indesejáveis vendendo tudo que é coisa como, imóveis, carro, plano de telefonia, palestras, cursos… As vezes recebemos uma chamada e no momento que atendemos a ligação caí ou uma gravação irritante diz “Alô, tem alguém aí?”. O que parece inútil, na verdade é um sistema muito bem programado querendo saber se aquele numero existe para mais tarde contata-lo! Um saco isso.

Sabemos também que vendedores sábios possuem várias técnicas que impedem o comprador de dizer “não” e quando menos se vê o consumidor esta se debatendo numa rede como um peixe predado e pronto para adquirir um produto desnecessário.

Enfim, se somarmos todas as idéias acima e muitas outras  que milhares de pessoas estão maquinando nesse momento teremos um algoritmo que além de saber todos os nossos padrões de comportamento, saberá também o que faz nossos cérebros ficar vulneráveis e dispostos a ficar sócio de um clube em Coral Gables que nunca vamos utilizar.

Ouso dizer que receberemos ligações semelhante a do vídeo acima nos flertando muito amistosamente nos deixando totalmente sem saída para comprar uma frigideira, ou um curso inútil, mas que foi tão envolvente que não pudemos recusar.

Entraremos em lojas físicas e após a autenticação de sua identidade ( facial ou seu smartphone, smartwatch ), cores, anúncios de displays, vendedor designado e até aromas serão dinâmicos e customizados para seu perfil tudo para deixa-lo hipnotizado e pronto para adquirir produtos por impulso.

Mensagens de texto por redes sociais será comum oferecendo produtos e serviços que você apenas olhou e sua expressão facial fugiu ao padrão natural de observação e demonstrou interesse, ao responder essas mensagens imediatamente argumentarão de maneira quebrar seu pensamento lógico e fazer você desejar ser dono do produto.

Essas entre centenas de outras regras que infelizmente não sei dizer, se soubesse seria o próximo bilionário.

Esses algoritmos de inteligência artificial são os robôs que já estão conquistando o mundo.

De inicio isso tudo será até divertido, imagine ficar batendo papo com um algoritmo robô e de repente perceber uma inconsistência e comentar no grupo de amigos. Mas depois se tornará tão chato como acontece hoje de recebermos essas infinitas ligações cobrando dívidas de pessoas que nem imaginamos quem seja o mal pagador.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s