DOCUMENTÁRIO SEREIAS DA DISCOVERY CHANNEL E AS FALÁCIAS

Imagem

A Discovery Channel infelizmente transmite alguns “documentários” que vai de encontro ao propósito que seus telespectadores gostariam de ver. Programas sem nenhum embasamento cientifico e que deveriam ser apresentados no programa do Ratinho ou do Faustão, mas nunca numa TV paga onde imaginamos que assistiremos apenas programas sérios. Entre esses programas alguns são sobre aliens, monstros de rios, lendários e esse lixo sobre sereias.

http://youtu.be/U4GZYn2HMjw

A quantidade de argumentos sofistas são aos montes. Listei alguns abaixo que servem como aula de falácias:

FALÁCIA DO APELO A AUTORIDADE AOS 0:57S:

Paul Robertson, ex-biologo  da NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration, o fato de ser autoridade não valida o argumento!

FALACIA DO BUVERISMO AOS 1:28:

Argumentar partindo do pressuposto de que o oponente já está comprovadamente errado.

FALACIA DO ESPANTALHO TAMBÉM AOS 1:28

Consiste em criar ideias reprováveis ou fracas, atribuindo-as à posição oposta. Ou seja dizer que o governo americano, a marinha etc refuta essa bobagem, como se eles estivessem errados e com interesses de que ninguém pode saber a verdade. Na verdade deveria servir de mais uma prova que isso é lixo; Morte em massa de Baleias?? E ninguém viu?

FALACIA ARGUMENTUM AD MISERICORDIAM ( apelo à misericórdia) AOS 2:00 até os 3:40:

Consiste no recurso à piedade ou a sentimentos relacionados, tais como solidariedade e compaixão, para que a conclusão seja aceita. No vídeo o cara da uma de vitima dizendo que a vida dele tornou-se um inferno por ele revelar essa merda.

FALACIA DO APELO AO MEDO: Para provar que Sereias existem ele diz que queria alertar sobre o perigo de sonares ( tenha dó )!

FALACIA DA INVENÇAO DE FATOS AOS 3:50:

Ele diz que provaram que os testes com sonares matavam baleias. Cadê essas provas

FALACIA DO APELO A IGNORANCIA, AOS 3:54:

Ele diz que foi até a suprema corte para tentar parar os testes como sonares, mas como o telespectador pode saber?

FALACIA DA INVERSÃO DO ONUS DA PROVA AOS 4:12:

O narrador diz que convidaram um representante da marinha para participar do debate, como se eles ( a marinha ) tem que provar que essa bobagem seja verdade!

FALACIA DO APELO A EMOÇÃO AOS 4:28:

Eles colocam imagens algumas baleias encalhadas na praiana Florida, e dizem que milhões, isso milhões delas podem morrer! E diz que isso é estimativa da própria Marinha. isso chama-se FALACIA DO FALSO AXIOMA.

FALACIA DO APELO A MULTIDÃO AOS 4:31:

Ele diz 6 cientistas… Quem são esses cientistas?

FALACIA DO APELO A IGNORÂNCIA ( Argumentum ad Ignorantiam ) AOS 4:47:

Restos confiscados pela marinha Sul-Africana?? Mas as outras imagens eram de baleias na Florida a 20.000 Km de distancia!

FALACIA DA INVENÇÃO DE FATOS E TEORIA IRREFUTÁVEL AOS 4:56:

Coloca-se algumas imagens geradas claramente por computação gráfica e dizem que aquilo são imagens escaneadas de um novo ser. E que essas imagens não foram confiscadas pela Marinha Sul-Africana!

FALACIA RED HERRING (nariz vermelho ou de palhaço) AOS 5:12:

Falácia cometida quando material irrelevante é introduzido no assunto discutido para desviar a atenção e chegar a uma conclusão diferente. Ele evoca sobre a TEORIA DO MACACO AQUATICO, que não é ciêntifica e na verdade é uma hipotese nunca comprovada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_macaco_aqu%C3%A1tico

FALACIA DO APELO A IGNORÂNCIA ( Argumentum ad Ignorantiam ) AOS 5:26:

Tentar provar algo a partir da ignorância quanto à sua validade. Ele diz que a teoria do MACACO AQUÁTICO é ciência confirmada. Nunca a ciência confirmou esse absurdo.

FALACIA DA EXPLICAÇÃO INCOMPLETA AOS 5:47:

Ele diz que entre os dedos temos uma membrana, então isso é prova de que isso na evolução serviu de nadadeiras! Diz ainda que seguramos o folego por mais tempo que outros animais terrestres, mas se pegarmos qualquer mamífero e afunda-lo na água, ele ficará vários segundo, como nós, sem respirar.

FALACIA DO APELO A IGNORÂNCIA ( Argumentum ad Ignorantiam ) AOS 6:05:

Dizendo que alguns cientistas acreditam que somos eretos por sairmos da água para procurar comida. Quem são esses cientistas? Que teoria ou hipotese é essa?

FALACIA EVIDÊNCIA ANEDÓTICA AOS 8:09:

Refere-se a uma evidência informal na forma de anedota (conto, episódio, derivado do grego anékdota, significando “coisas não publicadas”) ou de “ouvir falar”. Eles colocam uma cidade de Israel que da US$ 1.000.000,00 como se isso fosse indicio de sereias.

FALACIA DO ARGUMENTUM AD ANTIQUITATEM (apelo à antiguidade) AOS 8:25:

Afirmar que algo é verdadeiro ou bom somente porque é antigo, dizendo que no Egito antigo já existiam indícios de pinturas rupestres.

FALACIA DO APELO A AUTORIDADE AOS 8:49:

Quando chamam imagens da CNN, supostamente um canal sério, mostrando que algumas pessoas tem relatos de terem visto sereias. Mas lembro e no vídeo da CNN também, quase todo mundo tem uma camera fotográfica e filmadora em HD no bolso e ninguém nunca filmou!

FALACIA DO ARGUMENTUM AD ANTIQUITATEM (apelo à antiguidade)  AOS 9:33:

Quando o prefeito mentiroso diz que relatos de sereia existem desde que ele era criança. Em breve a refutação da parte 2 desse “documentário”.

Agradeço ao amigo Alexander Sawa por me inspirar a escrever a mais esse artigo que ninguém nunca e jamais vai ler!

 

Anúncios

2 comentários sobre “DOCUMENTÁRIO SEREIAS DA DISCOVERY CHANNEL E AS FALÁCIAS

  1. Eu vim até aqui e li, retribuindo sua visita a minha página.

    Além de tudo o que vc apropriadamente comentou, não custa enfatizar que nenhum dos supostos cientistas e autoridades que aparecem nos dois programas do Animal Planet são reais. São todos atores e no próprio programa aparecem desmentidos que alertam para a natureza ficcional dos personagens, explicando que nenhuma das instituições citadas tem nada a ver com o programa etc.

    O problema é que eles deixam esses avisos por muito pouco tempo e eles são construídos de maneira ambígua, já que, ao mesmo tempo afirmam que certas partes são baseadas em fatos reais, mas não deixam claro que os fatos reais que eles ‘baseiam’ o programa são todos triviais: baleias encalham, o NOAA detectou um som misterioso mas completamente diferente do apresentado no programa e alguns mamíferos aquáticos realmente evoluíram de antepassados terrestres.

    Por falar nisso, vc viu meu outro post sobre o programa. Nosso amigo ‘Dr. Paul Roberts’ tem uma vida agitada como cientista de campo descobridor de mistérios. Ele aparece em outro documentário sobre a alcunha de Dr. Mark Hoyt, geólogo trabalhando para os “Geomorfologistas sem fronteiras”. 🙂

    https://calmariatempestade.wordpress.com/2013/10/25/sobre-sereias-goblins-de-metal-e-jogos-de-pimballrpg-as-muitas-vidas-do-dr-paul-robertson/

    O cara por trás desses personagens é o ator (e diretor de criação e roteirista de jogos) canadense Dave Evans que deve ter muitos contatos neste meio de computação gráfica, efeitos especiais etc, devendo fazer várias pontas como ‘cientista de campo barbudo’. Fico imaginando o que deve ter de gente enchendo o saco dele toda vez que ele vai dar palestras sobre os jogos da empresa dele, perguntando por que ele mudou de nome, se ele está fugindo da conspiração … 🙂

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços,

    Rodrigo

    Curtido por 1 pessoa

    • Caro Rodrigo, obrigado por esses comentários.
      Não sabia dessas palhaçadas a mais que refutam completamente esse programa.
      O que é irritante é já termos os canais abertos lotados de notícias fabricadas e programas lixos. Daí pagamos para ter conteúdo e canais supostamente sérios apresentam essas bobagens. E infelizmente tem gente que da crédito para essas porcarias e se deixam enganar por esses truques de persuasão.
      Vou ler seu outro post. Parabéns pelo seu blog. Muito Bom!
      Abraços,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s