Para saber a velocidade, qualquer um que tirou 5 de física sabe, basta dividir a distancia percorrida pelo tempo. Nesse caso então temos que dividir o comprimento da linha do equador pelo tempo que ele demora para dar uma volta. Todo mundo sabe que a terra gira a cada 24 horas ( menos os terraplanistas ) e o comprimento da linha do equador é um pouco maior que 40.000 Km, precisamente 40.075 Km segundo o Wikipedia.
Então 40.000 Km dividido por 24 horas, da uma velocidade de 1.666 Km/h, aproximadamente o dobro da velocidade de um jato comercial que é em torno de 850 Km/h.
E o que isso importa?
Em nada! Mas é por esse motivo que se tomarmos um avião a noite na Europa ou na Africa com destino as Américas a noite será muito mais longa. O mesmo para se tomarmos esse avião durante o dia, verás o sol por muito mais tempo que se estiver pousado na terra num dia comum.
Se esse avião voar nessa velocidade girando o planeta de leste para oeste mais próximo aos pólos, em algum momento ele terá um dia ou uma noite eterna, imaginando que ele não tenha que aterrizar para abastecer.